A lavanda e o mosteiro mais cênico da Provence

abadia de senanque 

Um dos emblemas da Provence são os campos de lavanda. A cor, o aroma, a textura da haste de florzinhas retorcidas é a cara desse recanto da França. 

 Quem quer saber mais do assunto – e levar pra casa uma foto perfeita, dessas de virar pôster – precisa ir a Apt, cidadezinha das mais desenvolvidas da região do Luberon. (O Luberon é a essência da Provence, uma área de montanhas verdejantes e planícies que escondem vilas mínimas e matadoras de charmosas: por algumas delas caíram de amores gente como Henri Matisse, Pablo Picasso, Albert Camus e Virgínia Wolf, a ponto de se mudarem pra lá por uma temporada).

Apt sozinha produz 20% de toda a lavanda da França. Mas é preciso ficar esperto: para ver os campos floridos é preciso programar sua viagem para junho, julho ou, no máximo, agosto, quando rola a colheita e a destilagem para a transformação das flores em essências e sachês. E pra ver é só rodar um pouco de carro pelas estradinhas dos arredores da cidade.

E pra fazer a tal foto perfeita? Vale pegar o caminho preciso: vá até a vila de Gordes e rode mais cinco minutos desde o centro pela estrada D-177. Pronto: Abadia Notre-Dame de Sénanque. É um mosteiro de 1148, de monges cistercienses. A arquitetura de pedra é sóbria, mas a comissão de frente é invejável: fileiras alinhadíssimas de lavanda.

****

Momento slow: procure um lugarzinho embaixo de uma árvore e com bom visual dos campos e da abadia pra fazer um piquenique.

Momento experiência: faça a visita guiada à abadia (os horários são todos picados, consulte o site; custa 7 Euros) e conheça um pouco da vida desses monges. 

Momento sustentável: alugue uma bike em Gordes, ou mesmo em Apt, e escarafunche cada campo de lavanda com mais tranquilidade, pedalando pelas estradinhas. E sem gastar um pingo de gasolina. 

Tags: ,

56 Respostas to “A lavanda e o mosteiro mais cênico da Provence”

  1. Marcio Says:

    Adorei o blog novo. Me fez lembrar de todas as boas ‘roubadas’ de viagens passadas.
    E ano que vem… Projeto Provence.
    Beijão!

  2. Claudia Carmello Says:

    Nossa, Marcio, é a sua cara a Provence! Firme no projeto porque tenho certeza de que você vai adorar. grande beijo!

  3. Camila Says:

    Adoro a cor e o cheiro de lavanda, tenho certeza que iria adorar esse lugar! E essa idéia de percorrer tudo de bike é ainda mais tentadora!😉

  4. Na Provence com a Claudia Carmello | Viaje na Viagem Says:

    […] A lavanda e o mosteiro mais cênico da Provence […]

  5. Angie Says:

    Nós viajamos para a Provence agora em maio, e ficamos curtindo a regiao devagarinho🙂 Lavanda nao tinha, mas em compensacao ainda nao era alta estacao (que é justamente quando a lavanda floresce, assim como os turistas, hehehe) e, pra compensar, os campos estavam cheios de papoulas, vermelhas e lindas!🙂
    Beijos, Angie
    P.S. Comprei flores de lavanda seca na Abadia de Sénanque para usar na cozinha. Elas sao uma delicia para usar em bolos e pudins, nhac-nhac-nhac🙂

  6. Claudia Carmello Says:

    Puts, Angie, essa dica é muito boa! Maio é bacana, sim. Já ouvir relatos de quem foi em julho e não suportou a lotação. peninha…

  7. Carolina Says:

    Estou devorando todas as informaçoes da Provence e a cada linha mais enlouquecida. Mas, a pergunta é: Estou programando a minha viagem (Paris e Sul da França) para o começo de FEVEREIRO (friiiiiiio). O que vcs acham? E indicado? Ou nao? Quero ir numa época interessante. Alguem sabe algo da provence em fevereiro?

    Obrigada!
    Carol

  8. Claudia Carmello Says:

    Oi Carolina, bem-vinda! A Provence em fevereiro também é linda. Não há campos de lavanda e de flores, mas gramados verdinhos e árvores que são charmosas mesmo peladas. Agora, não é a melhor época possível, isso não. Vai fazer um frio de uns 4 a 10 graus, por aí. A vantagem é que não é muito caro, nem muito cheio. Você decide. Abraço

  9. Joceli Says:

    Estou programando fazer paris e sul da frança também. Mas ainda estou em duvida, vou sozinha, pelo q li até agora parece-me mais interessante alugar carro, mas de trem ou onibus é legal também???? Dá pra ficar numa das cidadezinhas e conhecer as outras…..ou é preciso se hospedar em cada uma delas???? Beijosss

  10. Claudia Carmello Says:

    Oi Joceli: dá, sim, pra escolher uma cidade como base e ficar zanzando todo dia pra alguma outra dos arredores, porque tudo é pertinho. Avignon e Aix-en-Provence são boas bases. Mas o mais fácil é alugar um carro mesmo. De trem dá pra fazer apenas as cidades maiores: Marseille, Avignon, Aix-en-Provence, Nice, Arles, Nîmes etc (pesquise aqui: http://www.voyages-sncf.com). O ônibus leva a algumas cidadezinhas médias: da estação de trem Avignon TGV há ônibus regulares pra Carpentras, Cavaillon, L’Isle-sur-la-Sorgue, Apt, St-Remy. Dê uma olhada em itinerários aqui: http://www.vaucluse.fr/1119-recherche-de-lignes.htm#par4319. Mas para as vilazinhas do Luberon sobre as montanhas, como Gordes, Ménerbes, Bonnieux, ou Le-Baux-de-Provence (todas imperdíveis), não há serviço nem de ônisbus. Então para chegar nelas você vai ter que ir à cidade mais próxima e de lá pegar um táxi. Abraço

  11. Tércio Martins Says:

    Oi Cláudia, antes de mais nada, parabéns pelo blog!!! Estou pensando em ir a Paris e gostaria de saber qual a maneira mais bacana de chegar `a Provance (carro, ônibus ou trêm), se o fim do ano é uma boa época, quais as melhores cidades para visitar e quanto tempo devo reservar para esta temporada na Provance. Obrigado. Abraço.

  12. Claudia Carmello Says:

    Oi Tércio, obrigada, seja bem-vindo. De Paris, eu pegaria o TGV pra Avignon (pesquise aqui http://www.sncf-voyages.com). Demora 2h40. E lá eu alugaria um carro. Faria minha base em Avignon (ou Aix-en-Provence) e ficaria conhecendo o resto em bate-voltas. Fim do ano é quando? Outubro e novembro têm aquelas cores de outono lindas, ainda não faz muito frio, mas é a época chuvosa na Provence. Dezembro é frio, chega a 2 graus, por aí, mas não neva e os dias costumam ser secos. Não é a melhor época de todas pra ir pra lá – maio, junho, julho eu diria que é melhor. Mas você vai gostar também no inverno. Uma semana é o tempo ideal – pra mais. Dá uma olhada nos outros posts de Provence aqui do blog que você acha minhas recomendações de visitas. Abraço

  13. Letícia Alberich Says:

    Olá Claudia, bom dia!
    Eu e meu marido estaremos chegando na região de provence no dia 15 de Outubro. Estamos animadíssimos com a viagem, ficaremos ao todo 30 dias na Europa (Lisboa, Barcelona, Provence, Cote D’azur e Paris). Estou salvando todas as suas dicas, adorei! Muito obrigada, tenho certeza que graças a você, nossa viagem será muito mais interessante!

  14. Patricia Says:

    Oi Cláudia, muito legal o seu blog! Estou planejando para o ano que vem uma viagem para o sul da França, mas estou em dúvida sobre a melhor época (estou descartando julho/agosto porque é mais caro e fica mais cheio de turistas). Gostaria de saber se em junho e setembro/outubro ainda consigo ver os campos de lavanda e girassóis floridos. Abraços

  15. Mary Says:

    Estive em junho deste ano, não ví as plantações , mas a temperatura estava agradável, estive em algumas cidades e não estavam lotadas ,
    acho bom ir no fim de maio e ficar até junho.
    eu amo a Provence , trouxe muitas sementes para fazer saches

  16. Vera Says:

    Ola Claudia!

    Adorei o blog! As fotos, os comentários as experiencias…
    Vou acompanhar de perto!

    Beijinhos de Portugal

  17. Conceição Freitas Says:

    Claudia, adorei seu blog, estamos tirando varias dicas para a proxima viagem. Com certeza Provence sera uma das cidades visitadas.
    Queria ter certeza do mês em que posso ver os campos de alfazema pois so apaixonada por alfazema, qdo vejo alguma fragancia quero logo experimentar.
    Obrigado

  18. Claudia Carmello Says:

    Oi Conceição: os campos de alfazema (que aqui no blog trato por lavanda) estão floridos em junho e julho, primordialmente. É possível você ver alguma coisa em começo de agosto, na colheita, mas o mais garantido é ficar pelo auge do verão mesmo. Obrigada pelo comentário e volte sempre!

  19. Andrea De Callis Says:

    Olá Claudia, estou pensando em passar 20 dias na França. Destes 20 dias alguns seriam em Provence. Já li dicas de como chegar etc. Queria sua opinião sobre temperatura nesta época e o que devo encontrar em relação a paisagem.
    Parabéns pelo blog
    Grata, Andrea

  20. Claudia Carmello Says:

    Oi Andrea, bem-vinda. Qual é a época em que você pensa em viajar?

  21. Silvia Says:

    Oi, Cláudia,

    Gostaria de ir a Provence quando as lavandas estiverem floridas. Qual o melhor mês? E o tempo neste mês?
    Seu blog é ótimo.
    Parabéns!!

  22. Jaqueline Says:

    Estive ano passado na Provence, em final de fevereiro,início de março. Saimos de Paris de trem, fomos a Tours, depois Aix-en-Provence, Nice, daí a Munique (de avião),Salzburg, Munique, Strassburg e de volta a Paris. Como moro bem no sul do Brasil e adooooooro frio, não me importei com a temperatura, que nem estava tão baixa assim. Na verdade, apenas à noite o frio se fazia notar, mas nada que impedisse de fazer qualquer programa. Além do mais, pegamos dias ensolarados e a viagem ficou uma delícia, um charme.
    Quanto à lavanda, apesar de não estar florescendo, não fez muita diferença, a meu ver, pois está sempre presente em todos os lugares, de outras maneiras :seca, no perfume do ar, nas estampas, nos bordados, nos sabonetes… Afinal, a Provence é sempre a Provence.

  23. Ednéia Maida Says:

    Gostaria muito de visitar a Provence, saindo de Paris, e viajando de carro até a região. Terei uns 15 dias de férias, gostaria muito de ver os cacampos floridos de lavanda. Qual o melhor mês para a viagem? quanto aos hotéis é necessário fazer reserva? Aguardo a resposta, pois essa é a viagem de meu sonho.
    Esse blog é muito legal, já comecei viajar !
    Grata , Néia

  24. Carmelita Says:

    Oi Cláudia, parabens pelo blog,muito sucesso.Por favor gostaria da sua opinião sobre a viagem que pretendemos fazer em julho(uns 15 dias a partir do dia 5).Vamos com minha filha e o marido que moram em Barcelona.Alugaremos um carro.Queremos passar por Carcassone, pela Provence e irmos até cinqueterre.Gostaria de saber quais as paradas que deverímos fazer na Provence( algumas cidades na ida e outras na volta).Pelo seus comentários, pensei em:Gordes,Aix-en-Provence,Les-Baux,St. Remy e Arles.O que você acha? O tempo é suficiente? Aguardo suas sugestões, inclusive de hospedagem. Desde já ,muito obrigado.

    • Claudia Carmello Says:

      Oi Carmelita, olha só: com 15 dias dá pra cumprir o seu plano sem sofrimento, mas também não é taaaaanto tempo assim pra ir de Barcelona a Cinque Terre e voltar. São 1100 km de ida e 1100 km de volta, ou seja, você precisaria dirigir uma média de 150 km por dia. Lembre-se que será alta temporada, então é provável que tenha trânsito e que não sobre vaga em hotel bacana, então é melhor ir com tudo reservado antes.

      Para evitar que uma auto-estrada com tráfego intenso seja o elemento mais marcante da sua viagem, eu iria para Carcassone (300 km de Barcelona), dormiria duas noites (passando um dia só) e de lá ia direto pra Itália. De Carcassone a Riomaggiore, a última “terre”, são 800 km. Se não der pé fazer tudo num dia, durma no caminho (Ventimiglia, a primeira cidade da Itália por esse caminho, fica a 500 km de Carcassone).

      Daí você poderia passar uns 4 dias em Cinque Terre e voltar pra Provence numa tacada só, até Aix, por exemplo (quase 500 km). Se quiser menos, fique 3 dias em Cinque Terre. (Agora, pense só, vale a pena dirigir 1000 km pra ficar 3 dias num destino? Mesmo 4 já é questionável…)

      Na Provence, acho boas as paradas que você escolheu. Acho que Aix é legal para dormir, como base, e mais umas noites em Gordes ou Menerbes ou Bonnieux seria bacana também pra curtir a vida numa vila pequenina. Avignon é outra boa base. Com essas contas você teria mais uma semana pra ficar na Provence e voltar a Barcelona.

      E dos 15 dias, passaria pelo menos 4 quase inteiros dirigindo. Fora os pequenos bate-voltas diários.

      Sei lá, já te ocorreu passar todos os 15 dias na Provence/Cote d’Azur, tudo mais pertinho, e deixar a Itália pra uma próxima vez?

  25. Liliane Mathias Says:

    Oi querida, sou amiga da Fe, sua cunhada. Passamos horas e horas falando de planejamento viagens (curtimos o pré viagem juntas tanto quanto a viagem em si) e desde que ela passou seu blog me delicio com seus momentinhos slow travel.

    Paquero Provence há alguns anos já (coincidência ou não, casado com o filme Um Bom Ano). Desde então, muita trilha sonora francesa enquanto faço viajo pra Provence online. Algumas viagens a frente, mas finally chegou a hora de la Provence! Passagens compradas, e 10 dias reservados pra Provence e Cote D’azur. Enquanto meu guia verde Provence não chega, me ajuda com algumas dicas? Segue roteiro por ora.

    Após Irlanda, Inglaterra e uns dias em Paris, TGV Paris – Avignon por volta do dia 18/Jun, durmo ali 1 ou 2 dias, exploro a cidade des papes, Les Beux et SaintRemy de Provence. De lá, rumo a Luberon, me instalo uns 4 dias numa das vilinhas (gostei do charme e ritmo de Apt) e rodo de carro pelos campos de lavanda, oliveiras, vinhedos, vielas de pedras, arcada dos sobrados com flores. Ahhhh La Provence!!

    Dúvida1: hospedagem. Alguma dica low cost sobre onde ficar? Avignon ainda me viro, mas estou custando a achar um chambres dhôte (B&B franceses) a preço justo…. ainda indefinido se vou solo ou acompanhada nesse trecho da viagem. Se tiver alguma dica boa em qualquer uma das vilinhas de Luberon. Muito arriscado ir sem reserva?
    Dúvida2: caso eu vá sozinha, alguma chance de encontrar alguém pra dividir carro comigo ou a região é exclusiva dos amantes, sem espaço para os viajantes? No problema em fazer solo, simples contençao de despesas. Caso saiba uma hospedagem mais travelers, menos couples agradeço.

    De lá, vou pra Marseille rapidamente, foco em Cassis e St Tropez. Duvida3: A mesma regra de se instalar numa base, pegar carro e circular por Provence vale aqui? Hospedagem nessa regiao es†á mais fácil, algumas opções de hostel. Se tiver uma quente de hospedagem ou base a se instalar, denovo agradeço. Dúvida 4: Consigo incluir Cannes e St Tropez nesses 3 dias ou muita coisa?

    Encerrado meu circuito França, rumo a Paris. Ultima dúvida. Carro ou trem? Melhor: a estrada Provence – Cote Dazur até Barcelona compensa as horas de direçao? De trem, nao achei direto pra Barcelona. Só achei Marseille/Nice – Montpellier, Montpellier – Barcelona. Alguma dica de locomoção aqui?

    Fecho o roteiro com Barcelona, a decidir entre Formentera e Costa Brava e de volta ao Brasil.

    Aguardo suas dicas e sugestoes pro roteiro. De novo, parabéns pelo trabalho!!! bjo

  26. Liliane Mathias Says:

    corrigindo. quando pergunto se rola incluir Cannes e St Tropez no roteiro, considere Cannes e Nice. bisous à toi.

  27. Carmelita Says:

    claudia, muito obrigaga por sua resposta.Realmente eu tinha pensado em dormir em Carcassonne.Depois iria para Arles(2horas).Ficaria em Arles e faria bate -volta para Le Baux(17km.uns 30min.)e St.Remy(25km.35min.).Depois, ficaria em Lourmarin ou Gordes.Por fim, ficaria em Aix.De Aix, iria para Sta.Margherita Ligure – 398km.-umas4horas(não ficaremos nas cidades da cinqueterre porque andei pesquisando e ví que não tem muitas opções e é caro.Faremos base aí.Falta definir quanto tempo ficaremos em cada lugar.Vamos avaliar tudo, levando em consideração suas sugestões. Mais uma vez,obrigada e se tiver mais algum comentário,agradeço .

  28. Maria Edna Says:

    Claudia ,em primeiro lugar,parabéns pelo blog….acabou sendo um “serviço de utilidade publica”,não?
    Bem,estou indo a França agora em maio e fiquei super interessada em saber qual foi sua resposta a Lilliane Mathias,pois precisamente onde ela pergunta por uma hospedagem em uma das vilinhas do Luberon,é o meu questionamento tambem.Eu fiquei apaixonada por Gordes,mas quero saber se dá pra circular de carro pela vila.Por favor me responda,ok?Vou lhe deixar meu email,se puderes diretamente pra ele.
    Muitissimo obrigada….abraços….

    email:maredato@yahoo.com.br

    Maria Edna

  29. cecília puntel motta de moura Says:

    Prezada Cláudia,
    Parabéns pelo blog.
    Estamos indo para a França em final de julho e agosto. Queremos conhecer a Provence. Quais as cidades mais interessantes? Onde ficar para fazer de peão(saidase voltas diárias) ? Vale a pena alugar uma gîte? Somos um casal e uma filha adulta.Qual o tempo para se conhecer razoavelmente a região?
    Muito obrigada, aguardando resposta
    Cecília e família

  30. Jamil Says:

    Oi Cláudia, adorei seu blog. Eu e minha família (filhos, esposa, pais e sogros) estamos planejando ir à Provence no início de janeiro de 2011, mas pelas informações que obtive, estou com um pouco de medo do frio e do não haver coisas interessantes para ver e fazer (preciso agradar a todos). Você pode me dizer como é a Provence em janeiro?
    Obrigado
    Jamil Queiroz

  31. Paulo Thedim Says:

    Oi Cláudia,
    Passei pela Provence no outuno de 2007 e estou programando nova ida. Pelo roteiro, devemos estar em Aix lá pelo dia 15 de maio. A época é boa para ver as plantações de lavanda, viajando pela região ?
    E os preços de hospedagem e alimentação, são maiores naquela época do que no outuno ?
    Se puder dar algumas dica, agradeço,
    Abs.
    Paulo Thedim

  32. Michele Says:

    Adoro o cheiro da Lavanda , compro sabonetes perfumes , cremes, tudo que tem esse perfume. Meu sonho um dia, é de ir nesses maravilhosos campos na Provence.

  33. Ivone c. Yamamoto Says:

    Oi Claudia, seu blog está muito interessante. Estou me organizando para visitar a Provence no proximo ano, final de maio ate começo de junho. Vou formar um grupo com umas 10 pessoas. Estou em dúvida se vale a pena visitar as fábricas de perfume em Grasse, ou é só bem comercial.

    Vale a pena visitar a fábrica da Lóccitane? Essa Abadia de Senanque – Monges benedetinos, fica perto de Aix en Provence.

    Obrigada e muito sucesso com seu blog, Ivone

  34. ivani gonçalves Says:

    Olá! O mês de novembro é bom para ir à Provence?
    Obrigada, Ivani

  35. marcia dias garcia Says:

    Olá,

    iremos para paris, onde mora meu filho em agosto desse próximo ano.
    Antes do nascimento de nosso neto, gostaríamos de visitar a região da Provence com seus campos de lavandas.
    Já conhecemos Nice, Canes, Mônaco, Grace, Biot e Mougin, onde ficamos como base´por 7 dias em 2009.
    Agora realmente quero direcionar meu passeio para os campos das lavandas, pequenas vilas…
    Acho que o melhor seria irmos de TGV e depois alugarmos um carro ficando em Avignon ou Aix-en- Provence.
    O que vc. acha?Devo aproveitar essa viagem e conhecer outra região da frança, indispensável?
    Será o roteiro dos vinhos mais interessante?

    Já conhecemos Reims.

    Aceitamos suas sugestões.
    obrigada.

  36. Mauricio Pousa Says:

    Estamos nos organizando para chegarmos em Provence em 1/6/2011.
    Voce acha que já encontraremos os campos de lavanda floridos, ou é muito cedo ?
    Ficaremos aguardando suas dicas.
    Desde já obrigado e parabéns pelo blog.
    Mauricio Pousa

  37. Renata Says:

    Olá!
    Preciso da sua ajuda! Em outubro estarei indo de Barcelona para o sul da França. Quero terminar em Paris. Já vi em muitos sites rotas de carro, mas eu gostaria de fazer tudo de trem. Vc tem alguma dica? É possível? Tenho 5 dias entre Barcelona e Paris. Avignon e Carcassone são dois lugares que gostaria de incluir.
    Obrigado e um abraço

  38. Valdete Says:

    Oi Claudia ! obrigada por este blog real ! Quero conhecer os campos de lavanda da Provence ainda este ano, e pretendo ir na primeira semna de agosto. Seráque ainda consigo ver os campos em flor ?

  39. Erika Says:

    olá Claudia, estou programando a lua de mel, para a provence, mas teremos apenas uma semana, do dia 02/04/12 a 09/04/12 e gostaria de saber, como será o clima, nesta época, estou com receio de que chova muito e não aproveite a viagem.
    Aí pensei em fazer 3 noites em Aix, 02 em Avignon e 02 em Marsellhe, o que acha?? Aguardo seus comentários e desde já agradeço e parabéns pelo blog. Abraços

  40. Lili Greco Says:

    Boa tarde, Claudia. Pretendo ir à Provence em final de junho para pegar os campos floridos, mas estou preocupada com os hotéis. Viajo muito e sempre sem nada marcado mas depois que li no blog que poderia ter problemas de encontrar hotéis fiquei meio grilada. Gosto de surpresas, de não ter nada tão certinho. Alguns dias faria base em Aix e outros onde desse. O que você acha? Obrigada e sua dicas são preciosas.Lili Greco

  41. Alexei Waichenberg Says:

    Oi Cláudia, mas que blog sensacional. Já que vc. é a guru dessa área me deixa te explorar um pouco. Estou indo no dia 06 de janeiro pra Barcelona. Sei que não é a época ideal, mas pelo menos me livro da alta temporada. fico de 06 a 12 de janeiro e queria aprovietar e dar uma fugida, não muito longe, mas pensei em Costa Brava e Cannes (no máximo). Queria dicas de lugarezinhos romanticos que pudesse visitar em 2 dias nesse trajeto e o melhor lugar pra dormir. Um beijo e parabéns
    Alexei Waichenberg

  42. Helena Says:

    Oi Claudia,
    Adorei as suas dicas.
    Tenho muito interesse em ver os campos de lavanda em flor.
    Vc acha que terei sorte se eu for lá pelo dia 20/07/2012?
    Nesta época dá para encarar ou fica insuportável de turistas?
    Um abraço,

  43. lilian bauer Says:

    Claudinha, amei tudo , aqui. Tu me pareces , já, minha menina e, rodeado do mais suave aroma: LAVANDA ALFAZEMA ;meu querido neto / filho , o criei desde que nasceu, até os dezoito,hoje, mora em SP Moema, com a mãe e o irmão, amavel Iguinho, 20 e 23 anos, trabalha na L’OCCITONE.
    JESUS e seus Anjos estão com vocês,
    Com carinho , beijos
    lilian bauer

  44. Nelci Amelia Nogueira Gomes Says:

    Olá Claudia,
    Sei que com toda essa mudança climática fica difícil afirmar, porem, estou indo p/ Provence nos 15 últimos dias de maio, será que encontro já algumas flores nos campos de lavanda??
    Grande abraço.
    Nelci

  45. Ana Tereza Merger Says:

    Oi Claudia, meus parabéns pela escolha da Provence para começar essa nova etapa. Ha sete anos moro em Aix-en-Provence e sou completamente apaixonada por essa regiao que você soube descrever muito bem: a Provence é tudo isso e muito mais. Posso dizer sem medo que quem conhece a Provence sempre fica com vontade de ver de novo os campos de lavanda ou de aproveitar ainda com mais calma tudo o que as cidades, pequenas e grandes, da regiao têm a oferecer. Pra mim, a Provence é o conto de fadas dos adultos. Um beijo grande pra você e se um link com a Provence lhe interessa – http://www.naprovence.com – é so me avisar. Beijos!

  46. maria cristina n. costa Says:

    Ola Claudia, eu mais 2 amigas estamos pretendendo ir a Provence em Junho de 2013, por volta do dia 15. A ideia eh irmos para Paris, ficarmos uns 3-4 dias. De la, pegarmos um TGV para Avignon ou Aix de Provence. De la, ou pegar um carro e conhecer as cidadezinhas ou excursoes pequenas. O que voce acha? Que cidades voce me recomendaria? Seria melhor ja reservar os hoteis? Se v. puder nos orientar, agradecemos desde ja. Um abraco.

  47. Joselia Vianna Says:

    Oi Claudia , estou pretendendo ir em junho para a Provence, mas não tenho companhia então vou sozinha mesmo. Acho que vou pegar um TGV de Paris a Marseille e depois ? Gostaria de ficar num hotel de preço razoavel já que mesmo sozinha tenho que pagar como casal, minha dificuldade é que passou uma vassoura em meu cerebro e não sei mais nada de frances. Vc acha que será posível eu fazer essa viagem só com espanhol e conhecer principalmente os campos de lavandas, as feiras locais e o museu Van Gogh e o que for interessante . Será que 4 dias é suficiente ? Daí volto para Barcelona .
    Muito obrigada , abraços

  48. embracethestruggle.ning.com Says:

    First of all I want to say superb blog! I had a quick
    question that I’d like to ask if you don’t mind.

    I was curious to find out how you center yourself
    and clear your mind prior to writing. I have had trouble clearing
    my thoughts in getting my ideas out there. I do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally wasted
    simply just trying to figure out how to begin. Any recommendations or tips?
    Thanks!

  49. Felipe Cuesta Says:

    Belo post Claudia! Gostei muito! Realmente vc conseguiu a foto perfejta! Eu estive la em meados de junho, mas nao consegui ver os campos de lavanda na abadia com a cor roxa! Belo local! Pra garantir a foto matadora, acho que julho é mais garantido!
    Um abraço
    Felipe
    http://www.doriopromundo.com

  50. marcos nicodemus cysne Says:

    Olá, Claudia, parabens pelo seu blog. Li bastante coisa. Legal mesmo!
    Queria te perguntar o seguinte: Como faço para ir de Milão a Aix de Provence? Qual seria o caminho com o melhor custo benefício?
    Um Abraço

  51. natercia Says:

    Oi Claudia, vou estar em Avignon dia 22/10 e gostaria de conhecer a fábrica da loccitane. Qual é o jeito mais facil??? Vc conhece alguma excursão de bate e volta que pudesse indicar. Obrigada.

  52. Rosangela Says:

    Oi, Claudia. Antes de mais nada, parabéns pelo blog… já me ajudou demais! Estou programando uma viagem para esta região, com meu marido e um casal amigo para a última semana de fevereiro de 2015. Sei que não é a melhor época, mas é a unica que temos pois somos todos professores e temos que aproveitar as férias escolares. Estaremos alugando um carro e gostaria de ficar por aí por uns 5 dias, pois possivelmente não terei outra oportunidade desta na vida e conhecer a Provence sempre foi um dos meus sonhos mais acalentados. Na sua experiencia, vc acha que conseguiremos aproveitar a região, mesmo sendo inverno e frio? Onde vc sugeriria que ficássemos hospedados? Ficamos fixos e rodamos de carro, ou pousamos cada dia em um lugar? Desculpe tantas perguntas, mas me senti a vontade lendo seus post de perguntar e pedir estas dicas. De antemão, agradeço. Grande abço.

  53. Maritza Panias Says:

    Thanks a lot for give these records. Here is the most suitable choice to keep things interesting

  54. best gay chat rooms Says:

    Thank you very much for give this information. Here is the smartest choice for entertainment

Deixe uma resposta

