Um momento gourmet…

Joel Durand antiga
{Joel Dürand e sua obra. Do site johnnyjet.com}

…entre tantos outros na Provence.

Eu, como sou doida por chocolates e também pães e queijos, posso dizer que eleger um só momento gourmet dessa viagem é jogo duro. Se é preciso ter um critério, digo que pães e queijos franceses deliciosos eu já tinha comido outras vezes, em outros lugares. Agora, os chocolates do Joel Dürand, em Saint-Rémy-de-Provence… o que é aquilo, minha gente?

St-Rémy já é comumente chamada de “a Provence realmente autêntica”. E a terra natal de Nostradamus. E o lugar onde Van Gogh se internou, no auge de sua loucura, em 1889, pouco depois de cortar o lóbulo de sua orelha esquerda em Arles (quer dizer, outro dia ouvi uma teoria de que foi o Gauguin quem cortou com uma espada, mas enfim, who knows). E nem vou me meter a falar mais porque depois que você ler e vir o que  o Beto Paschoalini, do blog O Meu Lugar, viu e mostrou de St-Rémy, meu amigo… não há mais nada a ser dito.

Pois então. Na minha memória, St-Rémy não é terra da autenticidade, nem da orelha de Van Gogh, nem de Nostradamus. É dos delicados bombons de chocolate amargo com tomilho de Joel Dürand. Herbes de Provence, chocolats de Provence.

Dá pra tirar a prova da reputação de duas décadas desse chocolatier radicado na cidade só com uma mordida. De dentro de seus bombons com pimenta, jasmin, curry, earl-grey, amêndoas, lavanda, violeta, até azeitonas, sai alguma mágica, não há dúvida. Primeiro sua língua fica completamente desorientada. Depois roga por mais um pedaço, e outro, e outro. É um choque por dentada.

P e livro

Cada bombom é pequenino e tem um decalque de uma letra do alfabeto em cima, de A a Z. E mais .  !  ?  ,  << e  &. (Quem quiser pode babar no cardápio aqui). No mínimo, você vai ter que brincar de experimentar o da sua letra. Pra ver se ganha da letra do seu acompanhante. Programa imperdível.

Eu me empolguei tanto que ainda trouxe pro Brasil um potão da geléia de morango com manjericão do Dürand. E quase chorei quando acabei a última colherada. A propósito, se alguém aí estiver indo pra lá, por favor, dá pra me trazer uma encomenda? Posso pagar bem…

Tags: ,

11 Respostas to “Um momento gourmet…”

  1. Beto Says:

    Cláudia, obrigado pelo link, mas o teu olhar é só teu e sempre será além do meu. Eu, por exemplo, fui uma besta de não conhecer esse chocolatier aí e deixei passar a oportunidade de provar. O bom é somar os olhares, como você fez. Parabéns, mais uma vez, pelo blog.

  2. Anna Francisca Says:

    Cláudia,
    Se vc conseguir esperar, estou indo em setembro, conforme já lhe escrevi no post passado. Pela sua sugestão, St-Rémy é uma ótima base.certo? Entrei no site de uma pousada de charme- citada por vc-e adorei além preço ser super camarada. Você teria uma pousada charmosa tbém para indicar em St-Rémy? Faço aniversário em setembro e essa viagem faz parte da comemoração. Vamos meu marido e eu. Obrigada.

  3. Claudia Carmello Says:

    Oi Anna, não posso esperar, preciso agora, agora, ahhhhhh.🙂 brigada, mas não se incomode, não. Agora me fala: a pousada que você gostou é onde? Eu disse que Aix-en-Provence era uma boa base, e Avignon também. Na verdade, tudo é bem pertinho, você pode escolher uma pousada que mais te apeteça e se basear por lá que (quase sempre) vai dar certo. Mas onde você quer indicação de pousada? (é que você escreveu St-Rémy nas duas frases…) Abs

  4. Camila Says:

    Ai, Claudia… Que post-tentação! Adoro chocolate amargo e adorei tudo que você escreveu até agora sobre a Provence. Não tenho dúvidas de que adoraria passar um tempinho por lá…

  5. Anna Francisca Says:

    Cláudia,

    Me desculpe. Ficou confuso, mesmo. Entrei no site da pousada Villa St Louis, em Lourmarin, citada por você. Nesse estilo charmoso, você teria uma outra recomendação em St Rémy? Obrigada.

  6. Claudia Carmello Says:

    ahhh. então, eu não dormi nem visitei pousadas em St-Rémy, mas a matéria do New York Times que comentei num post aqui fala maravilhas da Les Mas de Carassins (http://www.masdescarassins.com). Dá uma olhada e vê se gosta. Abraço,

  7. eduluz Says:

    Tem coisa melhor do que misturar viagem e boa gastronomia?
    Será que Nostradamus previu que o Joe Dürand faria este chocolate tão gostoso??
    Minha esposa me fez subir de posição a Provence na nossa wish list. Ainda mais depois daquela dica do tour de bicicletas.
    O guia sobre a Provence (ou melhor o passeio completo) está perfeito.
    Abs.

  8. Malu Says:

    Claudia, como o Edu Luz escreveu, esse guia da Provence está perfeito e me deixou com mais vontade de ir lá conferir as dicas. Um detalhe: vou sozinha. Para visitar as cidadezinhas é melhor trem e ônibus? A base pode ser Avignon? Estou super inspirada para começar a viajar nessa viagem. Bjs.

  9. Claudia Carmello Says:

    Oi Malu, legal! O melhor mesmo é alugar um carro. O trem só liga as cidades maiores: Marseille, Avignon, Aix-en-Provence, Nice, Arles, Nîmes etc (pesquise aqui: http://www.voyages-sncf.com). O ônibus leva a algumas cidadezinhass médias: da estação de trem Avignon TGV há ônibus regulares pra Vaison-la-Romaine Valréas, Carpentras, Cavaillon, L’Isle-sur-la-Sorgue, Apt, St-Remy. Dê uma olhada em itinerários aqui: http://www.vaucluse.fr/1119-recherche-de-lignes.htm#par4319. Mas para as vilazinhas do Luberon sobre as montanhas, como Gordes, Ménerbes, Bonnieux, ou Le-Baux-de-Provence, não há serviço nem de ônisbus. Então você vai ter que ir, por exemplo, a Apt, e depois tomar um táxi. Ou a Cavaillon e depois tomar o táxi. Ou seja, dependendo da vila você vai ter que planejar um itinerário que componha vários meios de transporte. Abraço

  10. Malu Says:

    Querida Claudia, vc me deu a viagem pronta. Com essas informações tudo ficará mais fácil e seguro para mim. Continuo acompanhando esses posts maravilhosos sobre a Provence. Super, super obrigada. Bjs.

  11. Mari Campos Says:

    To com o Edu: nada melhor que misturar viagem e boa gastronomia – ainda mais com esse festival de chocolates:mrgreen:

Deixe uma resposta

