Passei três décadas em São Paulo e achei tempo demais

Los Roques píer
{Qual é o tempo limite para ficar por aqui? Los Roques, Venezuela}

“Fui pra Istambul 5 dias e achei tempo demais”. “Fui pro Cairo por 4 dias e achei muito”. Sempre que ouço recomendações assim de viajantes por aí eu sinto uma azia imediata. Como assim? Foi pra Istambul 5 dias e achou muito???? Pro Cairo? Pra Atenas?

Acho que essa sensação nunca me acometeu. Não me lembro de ter viajado a nenhum lugar em que tenha achado que passei tempo demais. O contrário, sim. Sempre lamento não ter ficado MAIS tempo.

piscina do llao llao
{Quanto tempo você aguentaria passar nessa pisicna, olhando essa paisagem e…}

Pegando o exemplo do ano passado. Fiquei cinco dias em Los Roques (posts sobre a viagem na fase viajeaqui do blog) – e não tem NADA, absolutamente NADA, pra fazer em Los Roques, a não ser pasmar na praia e dar uns mergulhos. E não achei tempo demais (era a primeira vez lá).

chá da tarde do llao llao
{…tomando esse chá da tarde – com a mesma vista, diga-se -, no hotel Llao Llao, em Bariloche?}

Fiquei 4 dias socada dentro do hotel Llao Llao, em Bariloche, – minto, duas saidinhas de duas horas pra jantar no centro e para subir o Cerro Campanario – e não achei tempo demais (era a segunda vez na cidade). Eu fiquei 15 dias em Santiago do Chile (leia os posts sobre a cidade aqui) e não achei tempo demais (ok, eu estava a trabalho, e depois de quinze dias ainda faltavam vários museus e parques menos conhecidos e MUITOS restaurantes que ainda gostaria de provar pra incluir no meu Guia). De todo modo, não achei que estava desperdiçando meu tempo.

 

Santiago cerro santa lucia
{Santiago do Chile: pra uns, destino de dois dias, pra outros, uns cinco. Pra mim, 15 dias foram pouco}

Pergunto: o que é tempo demais quando chegamos, a passeio, numa cidade que não é a nossa? Que critério usamos pra medir isso? Nesse tempo que achamos que “perdemos” de bobeira num lugar em que já cobrimos os principais pontos turísticos, o que faríamos de mais proveitoso?

O único lugar onde eu acho que passo tempo demais é na frente do computador da minha casa, em São Paulo. Isso, sim.

***

Estômago acalmado e… Pensando bem, é possível que haja lugares pra onde, se eu fosse, talvez achasse que uma tarde e uma noite já seria tempo demais. Tipo… Dubai. Las Vegas. Ariaú Jungle Lodge. Cancun. Orlando. Achei!!!! Orlando foi um lugar pra onde fui pela 4ª vez em 2005 (fui duas quando criança, uma a trabalho só para “apurar” outlets, e essa quarta seria para ver o que é que esses parques podiam ter de bom para adultos). Fiquei 5 dias. E, sim, foi tempo DEMAIS. De mais proveitoso, eu podia ter passado mais tempo em Nova York naquela viagem.

Ufa. Já não me sinto mais um ET.

E você? Pra onde você já foi e achou que foi tempo demais? E o que você perdeu por ter passado tanto tempo lá?

Tags: , , , ,

9 Respostas to “Passei três décadas em São Paulo e achei tempo demais”

  1. Angie Says:

    Eu acho que eu curto todos os lugares, independente de quantos dias eu passe por lá. Mas, depois de um tempo, eu confesso: me dá saudades de casa sim, e daí, o que eu mais quero é voltar🙂
    Beijos, Angie

  2. naestrada Says:

    Eu concordo com você. Passei tempo demais na cidade onde vivo desde que nasci. No Rio já fiz muito de tudo, quero novidades. Não tenho saudades de casa, tenho saudades do que não fiz e poderia fazer. Beijos.

  3. nati Says:

    Na primeira vez que fui para a Disney, compramos ingressos para 5 dias e usamos 3. Na segunda vez, estavamos acompanhados por minha sobrinha de 8 anos, e então, não foi demais encontrar a Cinderela 37 vezes.

  4. Mari Campos Says:

    Que legal o tema, Claudinha! Eu ate fiz um post meio sobre isso – embora nao explicitamente la no Saia pelo Mundo, ha pouquinho tempo (http://viajeaqui.abril.com.br/blog/preciso-cidade-maior-177681_comentarios.shtml?7536578 ). A primeira vez que achei muito tempo num lugar foi aqui, em Salamanca – mas la se vao quase dois meses, eh muito diferente. E porque a cidade eh linda de morrer, mas eh pequena – e eu AMO cidades grandes. E ainda assim ela mora no fundo do meu coracao. Na verdade, eu acho que, honestamente, jamais seria capaz de achar seriamente que passei tempo de mais num lugar.

  5. elizabeth Says:

    eu nunca irei para lugares como disney e las vegas, exatamente para não ficar com aquela dúvida existencial: “o que é que eu estou fazendo aqui?” e assim poderei ficar “tempo de menos” em outros lugares.
    p.s. adorei o blog

  6. Claudia Carmello Says:

    haha, adorei. Obrigada, Elizabeth, volte sempre!

  7. Raíza Says:

    Ain… só de ver seus posts sobre Chile e Suécia..
    Eu vou ter que escolher entre a duas essa semana para passar um ano. Sendo que eu nunca saí do Brasil.
    E sim, acharia 1 dia na disney ou em las vegas tempo demais!

  8. Claudia Carmello Says:

    haha, legal, Raíza, bem-vinda ao blog. Parece que você é das nossas. hehe. Grande abraço, Claudia

  9. Lucia Helena Torres Says:

    Oi Claudia,
    Adorei o post e a pergunta final!
    Bom, Gramado é tempo demais; qualquer que seja ele! Só não perdi nada, porque acabei indo para Cambará do Sul e aproveitei a região dos Canions! Aliás, linda paisagem!
    Bjo,
    Lu

Deixe uma resposta

