Sapatos pra viagem: o que colocar na mala?

sapato vermelho Louboutin
{Scarpin basiquinho Louboutin: desse mal não padeço. Sapato alto mal entra no meu guarda-roupa. Na mala de viagem, então… out!}

Li hoje um post ótimo de um blog americano que adoro xeretar, o das meninas do Go Green Travel Green. O tema é: Quais são os melhores sapatos pra levar em viagem?

Desculpem-me os leitores homens, que não devem achar muita graça no tema. Mas, mulherada, fala a verdade: a decisão mais difícil na hora de fazer uma mala não é QUE SAPATOS VOU LEVAR?

Eu sempre piro. Primeiro problema: eu adoro sapatos. E de personalidade – vermelho, estampado, de cor forte etc. Ou seja, típico sapato que não combina com qualquer roupa (quer dizer, típico sapato que deve ficar EM CASA quando a gente viaja).

convites e sapatos 014
{Fofos, amados sapatinhos. Mas como faz pra combinar eles com a mala toda?}

Por isso mesmo, tentada a incluir pelo menos um ou dois desses nas viagens,  sempre quero levar o dobro do número razoável de pares para uma bagagem.

Segundo problema: eu nunca uso tênis (só tenho um e é pra ir pra academia). E tênis é um baita companheiro de viagem. Eu admito: nada pode ser tão confortável quanto ele. Só que eu me sinto um elefante branco saindo pra passear com toda aquela borracha e lona (gente, tênis é um troço muito feio, né não?)

Conclusão: o sapato é o item mais complicado da minha mala.

convites e sapatos 017
{All star aberto: esse dubla como tênis. E gosto de usar. Mas que não é a mesma coisa depois de 5 horas batendo perna, ah, não é. A sapatilha larga  não incomoda, mas também não alivia}

As donas do blog gringo, super ecoturistas, começam ensinando que você vai ter que levar um chinelo – seja pra tomar banho no albergue, pra ir à praia ou “pra bater” em um destino de calor. Mas se você ainda vai fazer caminhadas maiores, a decisão é que papete usar – taí outra coisa feiosa. Eu já coloquei muita papete em mala, mas ando vetando ultimamente.

Para as blogueiras, o maior dilema é o que levar para lugares onde não faz tanto calor. O sonho da mulher viajante verde, slow, eco, o que quer que seja, é exatamente o que as meninas do blog procuram: um só sapato que ao mesmo tempo seja resistente pra caminhadas, confortável pra passear na cidade e bonito pra usar com um vestidinho no restaurante à noite.

Existe isso, minha gente?

O mais próximo que elas acharam do ideal:

ecco performance thalia
{O tal do Ecco Performance Thalia. Agora, como é que a criatura vai usar isso aí com vestidinho pra ir jantar, eu não sei}

O mais próximo que eu achei do ideal:

convites e sapatos 011
{Sapatilha-tênis da Timberland que ganhei do namorado: boa pra bater de dia e simpática pra usar à noite. Mas não chega a ser, assim, uma sapatilha de bonita…}

Meu veredito: sapato multi-uso é lenda. Dizem por aí que existe, mas só acredito vendo. E nunca vi. Pra mim, é crucial levar um tênis (ou similar). É crucial levar uma sapatilha e/ou rasteirinha mais bacana  (já aprendi a comprar sapatilha sempre um número maior que o pé, e rasteirinha mais “fofa” em cima, pra servirem também pra “bater” pela rua, o dia todo). E tem que levar uma Havaiana ou similar, claro.

convites e sapatos 020
convites e sapatos 018
{Pergunta do milhão: dá pra viajar com menos de 4 pares?}

E se for destino de frio? Puts, daí já fica difícil demais decidir. Alguém aí tem a solução?

36 Respostas to “Sapatos pra viagem: o que colocar na mala?”

  1. eduluz Says:

    Claudia, este assunto é muito interessante pra mim!
    Ôpa, é por causa da minha mulher e quando viajamos a família toda, ainda temos o acréscimo da minha filha.
    E é o seguinte : elas levam no mínimo uns 5 pares cada uma com a devida utilização do espaço da minha mala!!
    Portanto, aguardo ansioso a conclusão deste estudo !
    Abs

    • Claudia Carmello Says:

      hahaha adorei, Edu! Eu também costumo usar espaço da mala do meu namorado, especialmente pra colocar bota, quando é destino de inverno. Mas pode deixar que as leitoras do blog e eu vamos produzir aqui uma apostila completa sobre o tema. Não é meninas?

  2. Claudia Carmello Says:

    gente, meu all star tá muito detonado! agora na foto que eu vi…

  3. Natalie Marvila Says:

    Claudia,
    vc já viu aquelas sandalias de trekking da Side Walk? Não são as sandálias mais bonitas desse mundo, mas são super confortáveis, vem com amortecedor e um super acabamento. Garante boas hroas de caminhanda. Comprei uma tentando me abstrair do “layout” e pensando apenas nos benefícios do produto, mas choveu os quase 7 dias que ficamos em NY. Voltei para o Brasil sem testar a sandália.:/

  4. Anna Francisca Says:

    Cláudia,
    Levo havaianas, tênis e um pretinho sapatilha/rasteirinha charmoso. Não tenho problema em andar com tênis e nem acho feio. Só que, daí, os vestidinhos esvoaçantes ficam para a noite. De dia, prá bater perna é jeans, bermudas, tudo de tênis. Acha feio? No frio, vou de botas, cano curto. Nada de salto. Mas que é um problema para nós, isso é.

  5. Anna Francisca Says:

    Mais uma coisa: esse par marrom sugerido acima achei muito feio. A sandália da side walk é uma papete mais bonitinha. Uso muito no verão, no lugar do tênis.

  6. Claudia Carmello Says:

    Só 3 pares, Anna? Um dia eu chego lá! Ah, o tênis nos outros não acho feio, dependendo do modelo. Mas em mim… não vai, sabe? Mas não uso vestido de dia também, não. Assim, pelo menos não em cidade, pra ficar batendo perna. Daí é mais short, calça, bermuda.

  7. Camila Says:

    Eu levo sempre uns 3 pares, no máximo 4. Se é pra praia são só 2: uma havaiana e uma rasteirinha. Pra lugares frios entra uma bota. Quando vou andar muito, principalmente na terra, um tênis (não acho os da Timberland muito bonitinhos, prefiro os modelos da Bull Terrier). Também não gosto de tênis, me sinto super estranha com um! Salto não entra na minha mala, só mesmo quando viajo para festas, para ver a família. Mas aí geralmente eu tô de carro e posso levar quantas malas eu quiser!🙂

  8. CarlaZ Says:

    Sapato é mesmo um problema!
    Tenho vontade de levar uma porção das minhas mil sapatilhas…mas não dá…
    Pra essa viagem já escolhi o que levar…espero que dê certo…aquelas sapatilhas, com sola de tênis…mas como a minha é branca acho que dura só essa viagem…
    Odeio usar tênis…mas sempre levo pra poder dar uma corridinha em algum lugar…
    Tênis de trekking dependendo da viagem tenho que levar mas é feio demais!
    E como sou anã sempre tento um jeito de levar alguma coisa com salto…pro inverno é perfeito levo uma, apenas uma bota daquelas com salto grosso e sola de borracha, sabe…e all star pra um dia que ficar cansada…

  9. Claudia Carmello Says:

    valeu, CarlaZ! Não se preocupe que isso aí é informação de utilidade pública! Se alguma marca fizer uma sapatilha ou rasteirinha linda, delicada e confortável pra andar o dia inteiro, eu faço propaganda grátis dela sem grilos. Claro, não sendo feita com trabalho infantil, escravo, com algum podre na cadeira de produção etc…

  10. Maria Fernanda Says:

    Oi Clau,

    ADOREI o post! Meu drama seeempre é o cazzo do tênis. Além de também me sentir horrorosa, sempre acaba ficando um sapato para trás porque o maldito tênis ocupa uma mega espaço.
    Queria que inventassem um tênis que além de bonito fosse dobrável….. minhas necessaires já ocupam espaço demais na mala.

    Beijos

  11. Viajante Oficial Says:

    Tenho certeza absoluta que temos levar na mala a menor quantidade possível de calçados.

  12. ciça e carlos Says:

    Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii….

    sou da turma das mil sapatilhas e, claro tênis. Muitas vezes não consigo combinar nada com nada e, nesta “histérica hora” penso:
    – Aqui é viagem, lazer, não estresse!!!!!!!!!

    Daí em diante tento pensar que é só alegria, se o sapato não combina, eu vou fazer combinar

    mil bjs

    Ciça

  13. Claudia Carmello Says:

    Hi, gente, necessáire já é um novo post, Maria Fernanda! Preciso agendar aqui. O segundo problema feminino com as malas. Ciça, você acertou outro ponto em cheio: o que a gente mais precisa mesmo colocar na mala é a cuca-fresca, né? E se sair de laranja com roxo na rua, achar que tá ÓTEMOS! Bejos, minas

  14. Marcie Says:

    Cláudia eu tenho um método: como só uso roupa em tons de marrom e bege, tudo combina entre si. E portanto daria tranquilamente pra levar apenas 2 ou 3 pares de sapatos. Você percebeu o “daria” da frase anterior? Pois é…..😆

  15. Dulce Says:

    Acho que depende muito do tempo que vamos ficar viajando. Se for uma semana, acredito que um tênis (caminhadas e passeios) um chinelo havaianas (serve para praia, piscina e para levantar da cama) Para a noite e passeios mais ‘chiques’, um sapato mais social (rasteirinha ou com um saltinho médio) tá mais do que bom, tu te vira bem…

  16. Dulce Says:

    Acho que depende muito do tempo que vamos ficar viajando. Se for uma semana, acredito que um tênis (para caminhadas e passeios), um chinelo havaianas (para praia, piscina e sair da cama), e um sapato mais social (rasteirinha ou com saltinho médio) para a noite e passeios mais ‘chiques’, tá mais do que bom…

  17. Leticia Z Says:

    side walk é a solução. tem umas coisas bem ajeitadinhas e confortáveis. eu tenho um sapatinho tipo boneca que é aberto atraz, com alcinha, que é tudo de bom.

  18. Conceicão Freitas Says:

    Claudia, estou adorand suas dicas, cada dia procuro um assunto de viagem.
    lha meu maior problema na viagem sao os sapatos, pois como tenho unhas encravadas, a cada viagem no retorno perco uma unha, alem de doer demais nas lngas caminhadas. Na minha ultima viagem descobrir umas sapatilhas e bota da Usaflex, elas foram meu alivio para uma viagem sem dor, pois sao muito acolchoadas alem de serem ante-derrapantes.Inclusive , agora tem saido uns modelitos menos feio, mas sem duvida bem confortavel.Bjos e obrigado pelas dicas

  19. ANGELA DA SILVA ARAUJO PENA Says:

    Gostaria de comprar uma mochila especialmente para colocar sapatos em viagens. Onde´posso encontrar?

  20. Beth Pinheiro Says:

    Li em algum lugar …”em sua proxima viagem leve metade da bagagem e o dobro de dinheiro”

  21. Mônica Says:

    Para viagem de uma semana no frio uma Havaiana (para banho) e uma bota, cor neutra , sem salto e cano alto. A bota pode ser usada durante o dia e noite sem problemas…. mas é essencial que seja muito confortável. Eu tenho uma da Constance que é a maior quebra galho…. dá ate para usar com vestido (dependendo do vestido…claro!). Acho que fui a campeã….2 pares….hahaha.
    Muito boas suas dicas Claudia! Parabéns!

    • Stephanie Says:

      O que me salva nas viagens (nunca viajo no calor) é uma bota da Constance também. Deve ser a mesma. Tem um solado parecido com o de alguns tênis. Não é a mais bonita do mundo, mas vale pelo conforto!

  22. Luana Soares Says:

    Olá!

    Gostaria de saber o nome e onde posso comprar um All Star aberto,esse azul claro que está na imagem.Me apaixonei por ele e quero muito um modelo igual!

    Ficaria muito agradecida se você me mandasse um e-mail resposta.

    Estou aguardando!

  23. mah Says:

    costumo ir sempre pra Portugal em dez/jan, época de muito frio e em geral levo uma botinha de cor neutra, sem salto e cano longo; serve para dia e noite, um sapato fechado tb na cor neutra para ocasiões especiais e pra ficar em casa uma pantufa com um revestimento bem quentinho!🙂

  24. Juliana Amorim Says:

    Claudia, vc ainda escreves este blog?

  25. paulo Says:

    Estou me preparando para ir à Europa com minha esposa. Somos da terceira idade. Sempre que viajamos ela acaba nem usando todos os sapatos que levou. Nesta viagem, a temperatura estará entre 10-20º e só podemos levar 20 kg de bagaem, então, eu só levarei um par de sapatos pretos com gel e tênis. Para ela, espero que seja um par de tênis, um sapato baixo, fechado, confortável e mais um. Será que resolve? Espero que sim.

  26. amanda Says:

    comprei uma bota na schoestock, salto grosso, alto, sola de borracha (baixinha né rsrs)
    http://www.shoestock.com.br/ch/prod/225715/216950/0/bota-de-couro.aspx
    para o outono na europa

  27. debora Says:

    AH me deu umas dicas boas que eu ja sabia KKK

  28. mariana alves Says:

    que sapatos feios

  29. mariana alves Says:

    nao gostei

  30. mariana alves Says:

    sexo

Deixe uma resposta

