É hora de ver a Aurora Boreal

aurora boreal
{Aurora boreal em Yellowknife, Canadá. Foto de Dave Dyet}

Semana corridáça, não tá fácil de escrever😦

Mas com o mês de setembro na porta, me lembro que vai começar a temporada de um troço que morro de curiosidade de ver: a Aurora Boreal. Falei isso esses dias a uma amiga e ela me disse que também queria ver essa dança maluca de luzes no céu, mas que está deixando essa viagem para a terceira idade. hahaha.

Ela acha que há coisas mais urgentes a conhecer agora, e que a aurora dá pra fazer perfeitamente quando formos velhotas sem muita energia física. Polêmico? Achei a lógica interessante.

Enfim, ressucito um post antigo sobre isso: 

É tempo de ver a Aurora Boreal

Essas luzes coloridas que ficam dançando no céu negro rolam em vários países do norte, de setembro a abril. É preciso ir longe, mas nem tanto. Canadá, Escandinávia, Rússia, todos têm as Luzes do Norte.

Não tem muito como prever em que noite ela vai acontecer – o que gera uma ansiedade louca nos turistas -, mas noite de muito frio, céu bem preto e sem nuvens é um bom sinal. Perto da meia-noite é o horário.

Parece mágica, mas é só um fenômeno ótico. É como um “choque” no céu. Uma colisão do campo magnético da Terra com partículas elétricas vindas dos ventos solares. Em resumo: se quem tomar o choque forem as partículas de oxigênio, o céu fica verde. Se forem de nitrogênio, vermelho/lilás. As luzes dançam porque… são luzes – pense na chama de uma vela. É mais ou menos isso.

Vai passar o ano novo num país do norte? Então descubra a latitude e longitude do lugar – o Google Earth faz isso –, e coloque-as nesse site  da Universidade de Berkeley, que faz uma espécie de previsão meteorológica do fenômeno.Você põe lá as coordenadas, e ele te diz se você tem ou não chance de ver a Aurora, e se é pra olhar o céu pro Norte ou pro Sul.

Deu vontade? Preparei  uma listinha dos lugares mais legais pra ver essa mágica (ainda é tempo de se planejar, na verdade: de fevereiro a abril ela é até mais freqüente):

1- Groenlândia
A capital, Nuuk, no sudoeste, é um bom lugar. Uma lenda do povo nativo, os Inuits, diz que quando as luzes dançam no céu é porque os mortos estão jogando futebol com crânios de morsa. (Hahahahaha, muito bom!). Ainda hoje algumas tribos de lá acham que a criança que nasce numa noite dessas vai ser um ás da inteligência.

2- Islândia
A terra da Björk (nesse caso, eu não acredito em coincidência) é toda esquisita – tem, não só a Aurora, mas terremoto, vulcões ativos, gêiseres, campos e até praias de lava preta. Tem tanta coisa pra ver lá que mesmo se você não conseguir ver as luzes, não vai sair aborrecido – mas na capital, Reykjavík, elas acontecem, sim.

3- Alasca
A província do Interior, bem no meio do Alasca, onde fica Fairbanks, a maior cidade, e o pico mais alto da América do Norte, o Mt. McKinley (6194 metros), é o melhor lugar pra ver a Aurora.

4- Canadá
Nos estados do extremo norte, seja a leste, em Nunavut, ou no oeste, em Yukon, dá pra ver as Luzes do Norte em muito lugar. Mas cuidado que o Canadá vai mais longe do que você pensa – em lugares como Pond Inlet, lá no finzão do país, não dá pra ver Aurora, não. A cidade tá tão no norte, que até já passou do cinturão magnético.

5- Finlândia
Na Lapônia, no norte do país, a Aurora chega a aparecer até 200 vezes por ano. Se não agüentar tanto frio, dá pra vê-la até na capital, Helsinki, em áreas menos iluminadas – mas só umas 20 noites.

 

 

Tags: , , , ,

8 Respostas to “É hora de ver a Aurora Boreal”

  1. Vanessa Says:

    Oi boa noite desde Espanha. Preciso de falar com vc sobre uma nova comunidade em portugués pra promocionar Brasil. Desculpas meu portugues mais sou espanhola. Nao encontré seu email no blog, assim que fazo um comentário pra conseguir-le. Abraço. Vanessa

  2. Gabriel Brum Says:

    Oi Claudia,
    esse post sobre a Aurora Boreal é muito legal. Deve ser um fenômeno surreal, imagine cores dançando no céu! Coisa de efeitos especiais hehehe

    Gostaria de indicar a você o recém-lançado site iTrip – http://www.itrip.com.br . Ele é um portal turístico com MUITA informação sobre destinos, cidades, hoteis, pousadas, resorts, atrações, festas populares de todo o Brasil, e ainda está apenas na versão beta!
    O mais interessante é que ele conta com o apoio do pessoal de fora do site para prouzir o conteúdo, seja com sugestões de novos lugares, seja com depoimentos sobre o que viram em suas viagens, se gostaram ou não. Isso é uma baita ajuda para quem não sabe para onde ir e tem medo de entrar numa fria!

    Dá um pulinho lá para conhecer.

    Um abraço e parabéns pelo seu blog.

    Gabriel

  3. Sarah Says:

    NOssa, que legal! O sonho da minah vida é conhecer a aurora boreal, deve ser lindo né… se eu ver queru gravar tdd… parabeins fico muito phoda as fotos..

  4. julian Says:

    Muito interessante eu ainda vou ver isso.

  5. Gabriela Says:

    adorei! vou nesses lugares também, atrás, entre outras coisas, da aurora boreal *.* (mesmo pq sempre quis ir tanto pra Rússia quanto pro Canadá, por exemplo. Islândia é um país que, ironicamente, descobri que existia POR CAUSA da Bjork, e não o contrário. o.o – calma, não precisa me chamar de ignorante, pois faz tempo isso^^’ heuahea.)
    boa sorte aí. ^^

  6. Takemoto De Castro Ortilia Says:

    Tenho curiosidade em conhecer Aurora Boreal, deve ser lindo…
    Um dia eu vou ver.

  7. Antonio Bartholomeu Alves da Costa Says:

    isto é lindo demais! estas coisas somente tem uma explicação, é mão de Deus trabalhando, caprichando para uma beleza natural desse porte.

  8. Florbela Says:

    Gostava de fazer um levantamento dos diversos hoteis com preocupações ambientais, com selos verdes e preferencialmente sustentáveis um pouco por todo o Mundo, será que me pode dar algumas dicas sobre onde posso encontrar essa informação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: