Zanzibar: Nungwi ou não-Nungwi? Eis a questão

Matemwe Beach
{Matemwe, a minha escolha}

Ou: de quando a praia mais bonita de um lugar não é o melhor destino pra você

Pois então nós chegamos a Zanzibar, depois de uma hora de voo desde Nairobi. O destino era a praia de Matemwe, na costa nordeste da ilha, de frente para uma barreira de corais.

IMG_9580
{Matemwe não é a melhor praia da ilha. Mas é linda mesmo assim. Esse mar verde é a lagoa formada pela barreira de corais lááá no fundo. Depois dela vem o mar aberto, esse azul escuro}

Quando decidi ir a Zanzibar, me atraíam as lindas enseadas no Oceano Índico, mas também todo o exotismo de uma ilha africana com colonização do Sultanato de Omã (além de Portugal e Inglaterra, em períodos diferentes) e população 99% muçulmana.  

Só que essa segunda etapa ficaria para os dois dias que passaríamos na capital histórica, Stone Town, com um grande souk árabe no centro e conjunto arquitetônico declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Porque, antes de tudo, tínhamos uma semana na praia, no mais puro dolce far niente. Perfeito, não? Só que quando comecei a busca da hospedagem perfeita… não imaginei que seria TÃO complicado achar a dita cuja.

Confesso que, dada a natureza da viagem, não estava tão preocupada com a praia em si. Queria uma linda vista do meu bangalô, claro. Mas era mais importante achar um hotel intimista, com personalidade, com um quarto romântico, enfim, um hotel para lua-de-mel.

Matemwe botas
{Não ser a melhor praia significa que… é preciso usar botas de neoprene para caminhar na lagoa na maré baixa ou nadar na maré alta sem pisar no jardim de ouriços do solo}

E que canseira tomei.  Comecei a busca por Nungwi, a praia reconhecidamente mais bonita da ilha. Ela fica na ponta norte de Zanzibar. É evidente que ali estarão as melhores opções de hospedagem, pensei. Há de haver um bangalô maravilhoso à nossa espera, eu acreditava. Mas, não, não há.

Matemwe Beach alga
{Não ser a melhor praia significa que… em algumas manhãs, a areia de Matemwe aparece cheia de algas – macias, ainda bem}.

Nenhuma das alternativas da área me convencia. Nenhum Aman Resorts ou concorrente por perto. Nada parecido com uma pousada Estrela d’Água de Trancoso ou mesmo com uma pousada de charme de Ilhabela ou da Serra da Mantiqueira. Minha gente, cadê os bangalôs românticos desse lugar? E as mordomias que a gente só vai ter na lua-de-mel?

Pois acabei achando meu hotel dos sonhos depois de muitas madrugadas na internet. Na praia de Matemwe, alguns quilômetros abaixo de Nungwi. E veja bem que não foi o hotel inteiro dos sonhos, mas os únicos três bangalôs especiais dentro dele.

Não entendia como esse hotel tão especial tinha ido escolher uma praia tão escondida pra se instalar. Mas a verdade era óbvia, meus caros. E foi só chegando a Zanzibar que me dei conta dela: Nungwi é a praia mais bonita da ilha, mas é também a mais massificada, a praia dos mochileiros, a da melhor vida noturna, a dos esportes aquáticos. Ou seja: se você é um casal que busca exclusividade, mantenha distância de Nungwi.

img_9361 
{Em compensação, além da vista linda, Matemwe Beach te dá a chance de conhecer de perto o dia-a-dia da vila de pescadores. Como as mulheres usam a maré baixa pra catar algas…}

IMG_9382
{… e os garotos pescam peixinhos pequenos com uma  rede e um pau e catam pequenos crustáceos com as mãos}

E não dê bola quando alguém perguntar: “o quêêêê?????? Foi pra Zanzibar e não foi a Nungwi?”. Então você pode responder: “hi, bobinho, Nungwi já era. Tem um lugar muito mais autêntico, mais intimista, que só os insiders conhecem: Matemwe”.

 

PS: Mas e cadê aquelas águas azul-Seichelles que se espera do Índico? Calma, minha gente, tenho surpresa no próximo post. Matemwe não foi minha única aposta em Zanzibar.

Mais sobre Zanzibar:

Você sabe que está em Zanzibar quando…

Prazer, meu nome é turista

Primeira impressão de Stone Town – os massais

O fitness center mais simpático do mundo

10 prazeres de se hospedar num hotel sustentável

Mnemba Island: a grande extravagância 

Direto de Matemwe: hakuna matata!

Tags: , ,

5 Respostas to “Zanzibar: Nungwi ou não-Nungwi? Eis a questão”

  1. CarlaZ Says:

    Haha muito bom esse post de praias de Zanzibar…bom como eu não conheço nenhuma…a que vc me apresentar como a melhor…eu vou acreditar!
    Muito boa a foto de biquini e botinha…

  2. Marcie Says:

    Que viagem linda!! Aproveite bastante e volte correndo para nos contar.

  3. Ernesto Says:

    Muito legal! Sugiro a voce colocar os custos para ver se os mortais podem repetir!

  4. Mari Campos Says:

    Que liiiindo! Parece mesmo ter sido, como vc disse, a viagem de uma vida. Eu ja tinha ficado babando nas fotos do hotel no outro post e agora esse mar… hummm….

  5. Dani Franken Says:

    Clau, que sonho!!! já está na lista de Must go! bjs
    dani

Deixe uma resposta

