Mnemba Island: a grande extravagância

Mnemba brinde

Conhece aquela política do “eu mereço”? Em viagem, somos particularmente vulneráveis a ela.

Você vê aquela massagem carérrima no spa do hotel que você jamais pagaria se fosse na sua cidade e diz: “ah, eu mereço”. Foi no restaurante e salivou pelo menu degustação que custa o dobro do que você estava disposto a pagar por aquela refeição e acaba cedendo: “ah, eu mereço”.

Pois no meu caso, depois dessa estadia de 2 dias em Mnemba Island, a mais linda e exclusiva ilha da Tanzânia (possivelmente de toda a África Oriental), considero que já gastei a política do “eu mereço” pelos próximos 10 anos.

A ilha é um atol a 20 minutos de barco de Zanzibar, do tamanho de 20 minutos de caminhada (o que se leva para dar a volta inteira nela a pé), com apenas um hotel dentro: 10 bangalôs que eu só poderia descrever como… hum… melhor você ver com os próprios olhos:

Mnemba banda

Mnemba varanda

Mnemba Island Lodge

Ela é circundada por uma barreira de corais que, além de fazer a festa dos mergulhadores, faz a cor do mar ser de um turquesa brilhante que jamais vi igual. A água é um degradê que começa no transparente, passa ao azul-bebê, depois ao turquesa-Mnemba até o azul escuro.

Mnemba mar

Nos arredores da ilha dá pra ver golfinhos e baleias (é, mas nós não vimos). E debaixo do mar é lindo (se bem que não achei mais lindo do que o mergulho em Los Roques).

Mnemba CoraisJPG 

Na volta do mergulho (todos, de snorkel e autônomo, estão incluídos na diária, assim como os equipamentos, o barco e o instrutor), o mais matador é o barqueiro te deixar de volta na sua cabana, isolada, metida no mato e longe do campo visual de qualquer outro hópsede (mas da cama você vê o mar).

Mnemba vista mar

Daí a rotina é essa: da cama pra varanda, depois pro mergulho, depois pra cabana de praia logo em frente ao seu bangalô:

Mnemba praiaJPG

De vez em quando você topa com um dos antílopes anões que povoam a ilha (apelidamos ele de mini-bambis):

Mnemba minibambi

E quando dá na telha você vai comer.

Todas as refeições são incluídas na diária, tem lagosta toda noite, o frigobar é liberado (e você escolhe tudo o que quer colocar ali, de tônica a uísque e champanhe) e tanto café quanto almoço ou jantar têm hora pra começar mas não pra acabar. 

Mnemba tomates

Mnemba almoço

Mnemba sobremesaJPG

O jantar é servido sempre na praia, com as mesas na areia e rodeadas por tochas. Sua única preocupação é checar o cardápio na lousinha do restaurante toda manhã e dizer se você quer comer aquilo, quer trocar alguma coisa, ou até mesmo, se quer trocar todas as coisas. E avisar se vai querer o jantar numa mesa exclusiva em frente à sua cabana.

Mnemba cardápio

(Pra você ver como são as coisas… Presenciei um casal de canadenses pedindo ao garçom para trocar todo o menu do jantar – esse aí da foto acima – por cheeseburger e fritas! Não, não estou mentindo).

O que mais? Bem, agora vou ter que falar o preço, obsceno: 2500 dólares o casal. Calma, minha gente, eu não fiquei milionária. Digamos que foi um exagero na política do “eu mereço”, aliado à política do “eu TENHO que conhecer isso” (a carreira de jornalista de turismo é uma desculpa perfeita) e, claro, graças também a um milagre chamado “cotas da lua de mel” (queridos amigos, eu amo vocês!).

Vale esclarecer também a grande parcela de culpa que o Riq tem nisso, exaltando sua experiência no Mnemba anos atrás (com direito a cunversê com Emma Thompson).

Pois bem, a pergunta que eu sei que você quer me fazer nesse momento:

Vale a pena tomar essa facada pra ficar no Mnemba Island?

Mnemba chegada

Ao que eu responderia: 

De fato, não há comida, bebida, serviço ou mergulho sensacional que possa valer, somados, 2500 dólares. Se você não consegue abstrair essa conta, esqueça. A grande questão do Mnemba é a experiência da exclusividade. Claro, se você é a Emma Thompson, isso é essencial.

E se você não é, pense assim: onde mais você poderia se sentir numa ilha deserta, dentro da cabana mais charmosa do planeta, toda feita de palha, toda aberta, ouvindo o som do mato, e com todo o conforto e a mordomia e a autenticidade que puder imaginar? Onde mais cair da cama para um mar de sonho desses, sem encontrar nenhuma pessoa no meio do caminho?

Mnemba Island Lodge
{Essa foto, assim como a do banheiro, são divugação; as demais são minhas}

Eu não me arrependo. E, inclusive, já estou pronta para a próxima mochilada – ou seja, uma experiência dessas não vai te transformar necessariamente numa perua irremediável. :) 

Mais sobre Zanzibar:

Você sabe que está em Zanzibar quando…

Prazer, meu nome é turista

Primeira impressão de Stone Town – os massais

O fitness center mais simpático do mundo

10 prazeres de se hospedar num hotel sustentável

Nungwi ou Matemwe: onde ficar?

Direto de Matemwe: hakuna matata!

 

Tags: , , ,

11 Respostas to “Mnemba Island: a grande extravagância”

  1. Mari Campos Says:

    Lindoooo! Quando viajamos, acho que a politica do eu mereco eh super valida – sobretudo em datas especiais, como aniversario ou lua-de-mel. E tambem sou do tipo que vai do luxo ao low cost numa boa, sempre se divertindo :mrgreen:

  2. CarlaZ Says:

    Eu adorei! Fiquei fazendo planos de quando poderei ir…
    Acho que a gente merece sim um luxo de vez em quando…só não pode se acostumar…porque senão fica muit caro!
    Mas dá pra equilibrar…eu sempre penso na média.

    Mas voltando…maravilhoso esse lugar! Não é a toa que vc contava os dias pra chegar lá.

    Beijos

  3. Ernesto Says:

    Lembranças inesqueciveis, até o fim da vida? não tem preço!

  4. Patricia Says:

    Claudia,

    Mnemba de fato é lindo pelas fotso que voê mostra aqui.
    Seu Blo é fantástico, mas estou procurando você, melhor dizendo caçando por conta de tres publicações suas no viaje aqui da Abril, que simplesmente sumiram.
    Vou para o Chile, para viver exatamente 48 horas, e fiquei toda feliz quando achei suas publicações, mas como ainda não tinha fechada, somente favoritei as matérias. Qual não foi minha surpresa elas sumiram.

    O que houve? Como faço para conseguir esse roteiro maravilhoso criado por você?

    Beijos

  5. Riq Says:

    Uhuuuuuu! Que saudades! E quando eu fui minha câmera (pré-digital, mas já semi-eletrônica, com aquele filme Advantix) pifou e fiquei praticamente sem fotos!

    Soube se Emminha (olha a intimidade) continua dando as caras por lá?

  6. Claudia Carmello Says:

    Hi, sabe como é, Riq, o povo lá não gosta de falar nesse assunto, “celebridades”. Agem como se aquilo ali fosse o lugar mais despretensioso do mundo. Agora, admito: imaginava que os outros hóspedes se pareceriam todos com Brad Pits e Gisele Bündchens. Mas acabei achando todo mundo bem mortal😉

  7. Marina Valle Says:

    Clau,

    Aqui é a Marina (vídeos do Viajeaqui, lembra?).
    US$ 2.500 duas noites?
    Como e onde você organizou suas cotas de lua-de-mel? Me caso em Maio, quero armar isso.

    bjo.

  8. gi Says:

    Olá,
    Acabo de descobrir o seu blog… e adorei! Devo viajar em breve para Zanzibar e achei a sua partilha de experiências muito enriquecedora. Gostaria também de sugerir-lhe (se ainda não conheçe) uma visita a Moçambique, as várias ilhas que existem cá também são maravilhosas, nomeadamente a de Matemo e medjumbe no arquipélago das Quirimbas e a de Bazaruto no arquipélago de Bazaruto. Acredite… vale mesmo a pena visitar!!!!
    Falo por experiência….😉

    Parabéns pelo seu blog
    Gi

  9. brisacosta Says:

    esqueceu de colocar o nome do hotelll

  10. Lígia Says:

    Bom dia Cláudia
    Gostaria de saber tem tem algum passeio que saia de Zanzibar para essa ilha, para passar apenas algumas horas.
    Obrigada

Deixe uma resposta

