Colômbia? A la orden


{Toscana? Provence? Nada: galeria na muralha de Cartagena}

Chicos, volvi!

E para esquentar os motores do blog, lá vai um foto-post-teaser dos posts de Colômbia que virão.

Tudo começou com um amigo, o Maurício (o que contou esse causo de viagem sensacional vivido num veleiro pelo Caribe), dizendo que ia passar o reveillon na Colômbia com uma galera. E convidando: vamo aê? Opa, bámos, como no?

Primeiro a virada era pra ser em Cartagena. Depois mudaram pra Taganga, uma vila de pescadores 4 horas ao norte, ainda no Mar do Caribe, à beira do Parque Nacional Tayrona. 

Chegamos em Taganga e a prainha em frente ao nosso hotel era assim:


{Taganga às 8h da manhã. Lindinha}

Simpática, né? Pena que isso era às 8h da manhã, e dali a umas 4 horas a areia ia ficar tão muvucada quanto a da vizinha, a Playa Grande, a que o meu Lonely Planet Colombia dizia ser a melhor praia para passar o dia:


{Playa Grande: cruzes, me tira daqui!}

Então, no dia seguinte, fomos atrás da praia deserta dos nossos sonhos. E não é que a 10 minutos de barco e mais 20 minutos de trilha nós chegamos a:

{Playa Brava: quando apontei no topo da trilha, “me” veio um flash da Praia do Leão}

Agoooora, sim. Praia desertaça, só nós 8, em pleno 29 de dezembro. Por via das dúvidas, dia 30 voltamos lá, e passamos o dia como donos da praia de novo.

Como deu pra ver na foto lá da Playa Grande, os morros ao redor das enseadas não são desmatados nem queimados, não: são áridos mesmo. Tem até cacto à beira-mar:

Perdão, cacto, não. MUITOS cactos, na trilha toda.


{A insólita trilha entre os cactos de Granate até a Playa Brava, na ponta sul do Parque Tayrona}

Tudo muito lindo, tudo muito exótico. Mas depois de dois dias começou a me dar um canseira daquela aridez, uma vontade de pegar uma prainha assim, mais bahiana, saca? Um coqueirinho, uma lagoinha…

E então, no dia 31 de dezembro, lá fomos nós procurar no lado norte de Tayrona um recanto para viver o último dia de 2009 com mais, digamos, exuberância.

E não é que achamos, minha gente?


{Úia! Praia Arrecifes, em Tayrona: lagoa, coqueiral e muita areia}

Para nosso delírio, o norte do parque era radicalmente diferente do sul. Todas as enseadas eram de areia, nada de secura nem de cactos, tudo de  coqueiros e até lagoinhas.

Que vontade de ficar mais. O camping ali de Arrecifes despertou meus ímpetos pé-sujos loucamente. 

Mas eis que no dia primeiro do ano de 2010, acordamos com outras ganas (e com uma ressaca dos infernos, evidente).

Cartagena, aí íamos nós.

E a recepção não poderia ter sido melhor.

Eram monumentos históricos:


{Iglesia de San Pedro: em frente fica um restaurante disputadésimo}

Uma muralha charmosíssima, como na foto do topo do post.

Um casario colorido:


{Calle San Juan de Dios, Cartagena}

Roupas coloridas:


{Baila, baila na Plaza de los Coches}

Comidas coloridas:


{Ceviche, nham!}

Olha, eu vou falar. Tudo o que nós quisemos da Colômbia nesse reveillon ela nos deu. É como diziam todos os vendedores de tudo que você possa imaginar pelas ruas: “a la orden”, “a la orden” (às ordens, em português).

Mas eu vou retribuir, não tenha dúvida. Da próxima vez que alguém me convidar para ir pra lá eu vou dizer: Colombia, estoy aqui, a la orden!


{Último dia da viagem: olha a pinta de colombiana da pessoa}

Tags: ,

32 Respostas to “Colômbia? A la orden”

  1. Mari Campos Says:

    Lindo! A Colombia nao me sai da cabeca – quero ir esse ano, sem falta. E sabe que era exatamente isso que esta no post que eu queria encontrar? Adorei.

  2. Natalie Marvila Says:

    Que post lindo. Adorei a foto sua com o chapeu.

    Também tenho muita vontade de conhecer a Colômbia. Estou curiosa esperando os próximos posts🙂

    Cladia, espero que a minha dúvida não pareça um pouco preconceituosa, mas você poderia comentar sobre a questão da segurança durante a sua viagem? O que você sentiu?

    Obrigada!

  3. Dri Setti Says:

    Oh yeah, baby! Babei.

  4. Tiago Says:

    Depois do teaser, quando sai o filme de Cartagena?? Lindo de morrer!

    beijo!

  5. Claudia Carmello Says:

    Mari: eu adorei. E olha que não fui pra Bogotá, nem Medelín, e nem pra San Andrés, afe! Voltaria fácil.

    Natalie, é assim: tem muita polícia na rua. No calçadão de Taganga e na cidade murada de Cartagena. Meus amigos que passaram dois dias em Bogotá antes de ns encontrar disseram que era impressionante, as ruas ocupadas de policiais armados. Tirando esse detalhe, eu me senti tranquila (na presença e na ausência dos caras). Me senti como numa viagem pelo nordeste. Acho que no Rio eu fico mais esperta.

    Dri: mina, você ia adorar aquilo ali. Vamos marcar uma juntas quando você largar da Ásia.🙂

  6. Camila Says:

    Acho que a Colômbia já está se tornando um desejo comum! Quero mais!!!😀

  7. CarlaZ Says:

    Já vi que vem coisa boa por aí!
    E como todos já disseram…to doida pra ir!

  8. Bianca Says:

    Adorei suas fotos e seu post Claudia. Revisitei esse país lindo que eu tive a chance de conhecer em setembro do ano passado. Aquelas praias de Taganga são incríveis, eu adorei aquela história dos cacto, mto exótico mesmo. E, ao contrário de você, eu tive um dia ótimo na Playa Grande. Foi um dos melhores mergulhos que eu fiz no país.

    Chegando em Tayrona, eu e meu namorado, por não conseguir de jeito nenhum achar um caixa eletrônico que aceitasse nosso cartão de débito, chegamos com $$ pra passar apenas uma noite.

    Mas foi covardia. No dia seguinte de manhã, nós acampados em Cabo San Juan, olhando praquele marzão de meu Deus todo nosso, tivemos que traçar um plano B.

    Meu Beto fez trilha, pegou van, pegou ônibus, e rodou Santa Marta até conseguir sacar algum. E fez o caminho todo de volta sozinho, o pobre. 7 horas depois, meu querido e desidratado amor e eu pudemos relaxar, comemorar e doar nosso sangue por mais 2 noites aos mosquitos do pedaço.

    Uau, e eu faria tudo outra vez.

  9. Viajante Oficial Says:

    Estive na Colômbia em 2008. Foram dez dias maravilhosos. Aproveitei as milhas da velha Varig e conheci a capital, Bogotá, bela em todos os sentidos, e os arredores como Zipaquirá e sua catedral de Sal. Bogotá é segura por ser muito policiada. O cuidado que tem que ter é o usual. Brevemente estará no meu blog fatos e fotos da viagem. Inclusive narrarei como o taxista – PIRATA – que me deixou no aeroporto na volta conseguiu desaparecer com uma das minhas malas de viagem.

  10. adriano Says:

    nossa!!!

    que entrada de ano maravilhosa,heim!

    parabens

    Beijao

  11. Léo Sakamoto Says:

    OK, passei mal com o post – hehe. Tá na hora de tirar férias urgente!

    Clau, viagem fantástica. Vou ler tudo o que você escrever sobre a Colômbia e ver se nas próximas a gente vai pra lá!

  12. Blog Boa Viagem Says:

    Visitei a Colômbia no fim do ano de 2008/início de 2009! Que saudades me dá esse post! Assim como os outros comments aqui deixados, creio que este também manifestará a vontade de voltar a Colombia! Visitei Medellin, Cartagena, Barranquilla e Santa Marta, mais a dica de taganga vai ficar para a próxima viagem que eu fizer a este país. ME ENCANTA COLOMBIA!

  13. Fábio G. Says:

    Oi Claudia.
    Estava de viagem marcada para o Chile, mas com os últimos acontecimentos estou optando pela Colômbia.
    Tenho um duvida, como voce fez a sua rota.
    Bogota – Cartagena fez de avião?
    Ou você já saiu com este trecho comprado do Brasil?

    • Claudia Carmello Says:

      Oi Fábio: fiz São Paulo-Bogotá de GOL e Bogotá-Santa Marta e Cartagena-Bogotá de Avianca. Dá pra fazer tudo de Avianca, desde SP (mas tava bem mais caro) ou tentar a Aerorepublica também. Comprei tudo no Brasil, antes. Dá pra fazer tudo internamente de ônibus também, mas as distäncias não são pequenas. De santa Marta a Cartagena eu fui de ônibus, 3h30 de viagem. Abraço

      • Fábio G. Says:

        Então a Avianca da um up legal de compras por brasileiras não é não?
        Estou xeretando o site da aires http://www.aires.aero e comprar por lá.
        Já ouviu falr sobre esta companhia?
        De Santa Marta para Cartagena você fez de ônibus.
        Quantas dias você me sugere para Cartagena e Santa Marta?

      • Fábio G. Says:

        Claudia, comprei pela Aires.
        Bogotá – Medelin por cerca de R$1,50 + taxas (é um absurdo o que a Colombia cobra de taxas) e Santa Marta – Bogotá por cerca de R$75,00 + taxas.
        Tenho uma dúvida, terei 3 dias em Santa Marta, é melhor se estabeler em Santa ou ficar em Taganga?
        Passou por Barranquilla, vale um pit stop, memso que seja um rapido, no caminho entre Cartagena e Santa Marta?
        Obrigaduu querida🙂

    • Claudia Carmello Says:

      Legal, conheço a Aires também. Olha, Santa Marta é um balneário bem urbanizado, digamos, feito Guarujá. Se você prefere lugares menores, mais intimistas, Taganga é melhor. Se sua praia é resort, orla cheia de infra, é Santa Marta mesmo. Baraquilla eu não fui, sei que tem um Carnaval que é demais, mas no resto do ano, não faço idéia.

  14. Fábio G. Says:

    Ah..outra coisa, qual melhor forma de câmbio?
    Sou a favor de realizar saques em moeda local com cartão de crédito.
    Esta prática é interessante na Colômbia?
    Como é a aceitação do cartão de crédito?

    • Claudia Carmello Says:

      Eu troquei dólares, porque tinha levado. Uns amigos que estavam na base da retirada de dinheiro em ATM estavam se dando super mal, apenas no Citibank é que conseguiam sacar, e não tinha quase Citi, mesmo em Cartagena era fora do centro histórico e tal. Cartão de crédito é bem aceito em Cartagena. Pros lados de Taganga já é mais raro. Boa viagem!

  15. Fábio G. Says:

    Claudia, reservei o Divanga, puxa, esqueci o nome, mas é o hostel que voce citou por aqui rs.
    Entao vou chegar de Cartagena, gostaria apenas de dar um rolezinho em Santa Marta e depois partir para Taganga.
    Você conhece este video?
    http://www.youtube.com/watch_popup?v=g5NyzwKMOUc
    Obrigado pelos toques

  16. deiatatu Says:

    Q delícia de post.
    Gosto muito do jeito q vc escreve, em cada foto a gente viaja junto. Estou adorando a série Colombia e gracas a vc pela primeira vez estou considerando seriamente mais este país para minha lista infinita de destinos….
    Com precos exorbitantes no Brasil na época de ano novo, parece ser uma boa alternativa. Posso te perguntar qto custaria em média por pessoa para uma semana ?

  17. joao alberto Says:

    Estou a procura de pessoas que estiveram recentemente na colombia ,, pois pretendo fazer uma viagem para este país e gostaria de informaçoes sobre como sobreviver na colombia. Caso vcs possam me informar ficarei muito agradecido.

  18. Priscilla Says:

    To querendo ir em setembro…vi que um casal foi e pelo comentário , não pegou chuva…alguém mais a comentar sobre esse período???

  19. Luiza Says:

    Semana que vem estou indo pra um intercâmbio de 4 meses em Santa Marta, seu post me caiu super bem, pois estou pensando no Reveillon! Obrigada!
    Luiz

  20. Clau Says:

    Oi Cláudia, gostei muito do post e das dicas. procuro um lugar para ficar em Cartagena. gostaria de saber se é melhor no centro histórico ou fora dele. se vc tiver uma dica de hotel/hostal agradeço muito. um abraço,
    Cláudia

  21. Carol Moreno Says:

    Bem legal seus posts sobre a Colômbia, Cláudia! To indo pra lá na próxima semana, vou pra Bogotá, Cartagena, Santa Marta e Medelin! Já to empolgada! =)
    Bj,
    Carol

  22. alomszinhaz.com Says:

    I think this is one of the most vital information for me.
    And i’m glad reading your article. But want to remark on few general things, The web site style is great, the articles is really great : D. Good job, cheers

  23. comerdormireviajar Says:

    Oi Cláudia, parabéns pelo blog! Adorei os posts sobre a Colômbia!
    Também fui à Colômbia este ano e conto minha experiência no Comer, Dormir e Viajar. Dá uma olhada lá, gostaremos muito da visita!🙂
    http://comerdormireviajar.wordpress.com

  24. cristiane Says:

    Cláudia, minha pergunta foge do assunto, mas.. onde vc comprou esse chapéu? kkkk Estou atrás de um pq não quero tostar o rosto na viagem!
    Nós iremos em novembro, então acredito que as praias estejam menos cheias,,,tomara!

  25. Elle Says:

    Ai que tudo de bom esse seu blog! Que legal que achei. Vou bisbilhotar um pouco aqui.
    http://filhotesviajantes.blogspot.com

Deixe uma resposta

